quinta-feira, 10 de maio de 2012

Os camelos do Egito.

O Egito está localizado no Continente Norte Africano e a moeda é a libra egípcia e muito desvalorizada. O dólar americano é livremente comercializado ali e muito bem aceito. Além dos transportes comuns existente lá, o camelo também é muito apreciado e utilizado como um dos meios de transportes daquele país. O turista que viaja para lá como eu, se quiser gozar das delicias de montar no camelo, terá que pagar $10 dólares. Infelizmente perdi essa chance e não pude andar de camelo. Só fique a apreciar alguns irmãos da nossa equipe gozando dessa maravilha. O deserto lá no Egito é muito calorento e arenoso. Por isso, o camelo bebe bastante água, o suficiente para matar a sua sede durante seis meses. Ao ingerir o líquido maravilhoso ele transfere para o reservatório em seu interior e à medida que sente sede, o seu organismo se responsabiliza em transferir a água do reservatório para a sua garganta. Sendo assim, o animal pode viajar durante os seis meses sem sentir sede. A sua carne também é degustada naquele país e tem um excelente sabor. Eu nunca comi carne de cavalo e dizem que é muito dura. Mas a carne de camelo é muito saborosa e se voltar ao Egito mais uma vez, tenho certeza que a referida carne fará parte do meu cardápio.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A cultura egípcia

A foto acima é a esfinge de Gizé, também conhecida como Guiza nos conta um pouco da história do Egito. Lá existe um misticismo tremendo, pois o corpo de leão representa a força daquele país. A cabeça a sabedoria, pois para governar o Egito, o faraó deveria ser dotado de uma sabedoria muito grande. Era uma hierarquia dinástica que passava de pai para filho. O faraó não abria mão de certos privilégios como o reinado e era muito exigente. O processo cultural do Egito era muito grande. Existia a poligamia como hoje ainda existe, isto é, o homem pode contrair matrimônio com quantas mulheres quiser, contanto que cuide bem delas. Já para a mulher isto não era permitido e ela tinha que contentar com o marido e com as outras mulheres que ele possuisse. A foto abaixo nos mostra um casamento que presenciamos e assistimos à bordo do rio Nilo, o maior rio do mundo em extensão, porque o rio Amazonas em nosso Brasil é o maior rio do mundo em volume de águas. Participamos de um delicioso jantar a bordo e pudemos conhecer a dança do ventre nesse casamento. A dança do ventre é uma cultura egípcia e cremos que foi através dela que João Batista teve a cabeça degolada por falar a verdade ao rei Herodes Antipas.

sábado, 5 de maio de 2012

As pirâmides do Egito

Em todo o Egito, existem ao todo noventa e duas pirâmides espalhadas por todo o Egito. As mais famosas são as pirâmides de Quéops, Kefreen e Miquerinos, ou seja pai, filho e neto. Ambos foram faraós no Egito. A maior pirâmide do Egito é a de Quéops, com 3.500 blocos de tijolos e com 150 metros de altura. As pirâmides foram usadas para as tumbas dos faraós e onde eles guardavam todos os seus pertences. Para se adentrar em uma pirâmide, é preciso que se faça encurvado o que dificulta muitas vezes a entrada do turista que tem problema de coluna. A pirâmide de Quéops é vista em de todos os ângulos do Egito. É um dos principais pontos turísticos e muito atraente. Construídas há mais de cinco mil anos antes de Cristo, tudo indica que foram construídas pelos escravos hebreus quando passaram no exílio de quatrocentos e trinta anos sofrendo debaixo do jugo pesado dos faraós que sem dó e piedade maltratavam o povo de Deus.
A pirâmide escalonada, também conhecida como Pirâmide dos Degraus,também faz parte do turismo no Egito. A pirâmides e Quéops, Miquerinos e Kefreen bem como a Pirâmide Escalonada, ficam na antiga capital do Egito chamada Menfhis. A pirâmide ficou conhecida por estes nomes por ser de escala e de degraus. É muito bom conhecer fontes históricas como estas que só vem a somar e aumentar o nosso conhecimento.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A civilização egípcia nos dias atuais.

Passei alguns dias no Egito e pude sentir que é um país de histórias.Cheguei ali no dia cinco de outubro de 1995 as 22horas local, o que correspondia a 17horas aqui no Brasil. Tomei um delicioso suco de tâmara, o fruto desta foto que postei neste blog. Lembrei-me que foi o patriarca Abraão quem plantou as tamareiras no Egito quando foi para lá ao sair de Berseba. E hoje, os egípcios desfrutam de um suco tão gostoso e agradável ao paladar de quem gosta de saborear coisa excelente.
Depois de tomar o suco de tâmara no hotel, fui descansar e no outro dia nossa equipe foi fazer a peregrinação nas terras egípcias. Visitamos vários pontos turísticos que estarei posteriormente publicando para o conhecimento dos meus amados amigos. Houve pouca mudança na civilização egípcia. Apesar da modernidade no Egito hoje, existe muita coisa antiga como as pirâmides, as estátuas dos faraós, a esfinge de Gizé, também conhecida de Guiza e tantas outras. Hoje vou falar um pouco sobre o faraó Ramssés II, cuja estátua publiquei neste trabalho. Esse faraó foi o mais conhecido durante toda a história egípcia. Governou o Egito por um longo período. Foi o faraó da XIV dinastia. Durante a sua gestão, o Egito teve um péssimo governo, uma vez que ele maltratava muito o povo egípcio. Ramssés II queria conquistar a fama de maior faraó a governar um país que, naquela época era de primeiro mundo. Esse terrível faraó mandou reformular os rostos das esfinge dos faraós que governaram o Egito antes dele de forma que parecesse com o seu rosto para dizer que ele havia conquistado a glória do Egito o que na verdade aconteceu.A sua fama de mal caráter ainda fala bem alto no Egito. Não adiantou essa façanha toda, pois foi vencido pela morte e deixou um péssimo exemplo de uma terrível fama. Quando o homem busca a sua própria glória e não a de Deus, ele é derrubado e Deus exaltado. Os restos mortais de Ramssés II hoje se encontra no Museu do Cairo que é o maior museu do mundo e onde abriga milhares de múmias dos faraós como Ramssés II e Tutankamém, cuja sepultura fora encontrada em 1922. Esta é a história de Ramssés II contada pelos egípcios atuais.

terça-feira, 1 de maio de 2012

O famoso coliseu de Roma

O famoso Coliseu, fica em Roma capital da Itália. Foi naquele lugar que a Igreja Primitiva começou. Os primeiros crentes foram lançados para os leões famintos por não concordarem com os ensinos dados pelos imperadores. Por não negarem a fé em Jesus Cristo,eles davam as suas vidas permitindo que os seus algozes os lançassem pras feras. Cada crente que tombava nas arenas do Coliseu, era um brado de vitória de um soldado que vencia a batalha na luta contra o pecado. Cada gota de sangue que pingava nas arenas daquele Coliseu, era a semente do Evangelho que estava sendo lançada em terra fértil e que mais tarde veio a brotar em cada coração dos expectadores que ocupavam as arquibancadas do Coliseu. Ainda hoje a Palavra de Deus continua brotando e dando frutos graças à coragem dos nossos irmãos que, num gesto de bravura, enfrentaram os leões e toda a imposição da coorte romana.